CONHECIMENTO PROPOSICIONAL NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A DIDÁTICA E O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i25.3575Resumen
Neste artigo eu defendo que o conhecimento de proposições filosóficas pode e deve desempenhar o papel de ideal regulador das aulas de Filosofia no Ensino Médio. Grosso modo, penso haver dois tipos de conhecimento pressupostos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio: o primeiro, que, por conveniência, chamarei de conhecimento filosófico disposicional, e o segundo, o conhecimento filosófico proposicional. O primeiro consiste naquele conhecimento que leva em conta apenas certas habilidades filosóficas de identificação de teses, de identificação e análise de argumentos etc. O segundo envolve a garantia da verdade de uma proposição filosófica via justificação. Argumento que o conhecimento filosófico disposicional, embora seja um pressuposto epistemológico suficiente a ser tomado para a confecção de uma aula de Filosofia no Ensino Médio, não é necessário. Isso porque esse tipo de conhecimento não desempenha satisfatoriamente a função de objetivo último das aulas de Filosofia, se considerarmos uma característica fundamental da Filosofia: qual seja, aquela atividade que, através de seus autores, possui enquanto objetivo último obter conhecimento de certas proposições filosóficas. Além disso, argumento que o primeiro tipo de conhecimento é adequadamente desenvolvido somente se regulado por um ideal de conhecimento do segundo tipo. Assim considerado, além de fazermos, de fato, a Filosofia presente na sala de aula, tendemos a ter ganhos consideráveis para a postura dos alunos frente às questões filosóficas fundamentais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








