O ENSINO DE LÓGICA NO COLÉGIO DO MARANHÃO DO SÉCULO XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5153

Palavras-chave:

Colégio do Maranhão; Ensino de Filosofia; Lógica; Jesuítas

Resumo

O presente artigo lida com o ensino de Lógica no Colégio de Coimbra e do Colégio Maranhão do século XVIII. O Colégio do Maranhão era administrado pelos jesuítas, e ofertava cursos superiores de Filosofia e Teologia. A educação oferecida pela Companhia de Jesus se pretendia universal, pois como ordem religiosa sua missão de evangelização também tinha um caráter global. Com efeito, os métodos pedagógicos e o currículo eram em tese uniformes. Por isso, na escassez de documentos que detalhem o contexto educacional do Colégio maranhense, se faz necessário conhecer o Colégio de Coimbra que foi modelo para os outros. A principal tarefa deste trabalho é, portanto, apresentar o ensino de Filosofia, e mais especificamente de Lógica, do Colégio do Maranhão. Para isso, será utilizada bibliografia especializada e fontes primárias que apresentem o conteúdo de Filosofia do Colégio do Maranhão. Espera-se que seja possível mostrar os elementos constituintes do ensino de Filosofia no Maranhão, como a estrutura curricular do curso, os conteúdos próprios da Lógica e o enfoque dado a ela.

Biografia do Autor

João Paulo Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestrando da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão IESMA (2018-2021). Tem experiência nas áreas de Filosofia Brasileira do período Colonial e em Metafísica. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Studia Brasiliensia.

Lúcio Álvaro Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS) e no Programa de Pós-graduação strico sensu em Educação (PPG Educação). Tem Pós-Doutorado em Filosofia Brasileira pela Universidade do Porto / Portugal (UPORTO / 2015). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS / 2012-2014). Bacharel licenciado em Filosofia pela PUCMINAS (1999-2001). Tem experiência nas áreas de Filosofia Brasileira e Metafísica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Colonial Brasileira, Segunda Escolástica e História do Ensino no Brasil. Coordena a Série Scripta Brasiliana, publicada pela Editora Fundação Alexandre de Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores (Brasília / DF / Brasil). 

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Lima, J. P., & Marques, L. Álvaro. (2025). O ENSINO DE LÓGICA NO COLÉGIO DO MARANHÃO DO SÉCULO XVIII. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 15–25. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5153

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades