Políticas públicas de saúde e educação no cenário da pandemia da Covid-19: uma análise de resultados e das consequências diretas e indiretas vivenciadas por crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i2.5309Palabras clave:
Covid-19; criança e adolescente; pandemia; políticas públicasResumen
As políticas públicas representam um conjunto de medidas e escolhas adotadas pelo Estado com o intuito de resolver desafios e atender às demandas da sociedade. Essas políticas são essenciais para assegurar o progresso do bem-estar coletivo, a diminuição das discrepâncias sociais e o crescimento econômico. O cenário da pandemia da Covid-19 salienta-se como um assunto relevante, considerando que provocou significativos impactos de curto e longo prazo na saúde global, neste sentido, questiona-se quais as consequências diretas e indiretas que foram vivenciadas por crianças e adolescentes, o que ganha destaque pela importância desse período de vital formação nos aspectos sociais, emocionais e educacionais. Objetivou-se analisar as principais políticas públicas implementadas em tempos de Covid-19 para garantir o acesso à saúde e educação de crianças e adolescentes durante a referida pandemia. Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica e documental, a partir da verificação de três relatórios sobre os Impactos Primários e Secundários da Covid-19 em Crianças e Adolescentes, publicado pela UNICEF Brasil, que oferece uma análise abrangente e detalhada sobre as consequências multifacetadas da pandemia nessa população. Delimitou-se o recorte temporal de 2020 até 2022. Os relatórios reuniram dados quantitativos e qualitativos, ressaltando a vulnerabilidade social que afetou crianças e adolescentes, acentuada pela desigualdade econômica, pobreza, exclusão social e a falta de acesso a serviços básicos como educação e saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









