Gamificação na Educação Infantil: tornando visíveis as experiências de uma turma de Pré Escola da rede pública de Santa Maria no trabalho remoto

Auteurs

Résumé

O trabalho em discussão apresenta resultados de uma prática realizada em uma instituição de Educação Infantil na cidade de Santa Maria-RS, durante o trabalho remoto com um grupo da turma criado no aplicativo Whatsapp. O estudo apresenta um relato de experiência que aconteceu em um ambiente flexível e reflexivo, pensado para a aprendizagem em que a criança é o centro do processo com um planejamento voltado, para atender as necessidades, em tempo de estar longe da escola, contemplando elementos simples e de fácil aceitação pelas famílias. Com isso, a partir de uma proposta gamificada, a turma teve a oportunidade de estabelecer um elo afetivo e desafiador, que o jogo proporciona. Dessa forma se promoveu uma aprendizagem lúdica e rica, pois para esse momento de receber as atividades em casa sem estar na escola as propostas necessitam ser envolventes e dinâmicas. Assim, foi preciso lançar desafios para que as famílias se envolvessem com as propostas, pois mesmo sabendo que a pré-escola é etapa obrigatória, algumas famílias tinham apenas um aparelho de celular para todos utilizarem, ou não tinham acesso a internet, ou ainda, não queriam realizar as propostas enviadas. Com a gamificação pode-se observar que até as famílias mais resistentes em participar do grupo da turma, gostaram da proposta e realizaram com os seus filhos.

Bibliographies de l'auteur

Deise Minuzzi Pagnossim, Universidade Franciscana - UFN

Pedagoga. Especialista em Educação Inclusiva. Aluna do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens – UFN.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Téléchargements

Publiée

2021-05-20

Comment citer

Pagnossim, D. M., & Ghisleni, T. S. (2021). Gamificação na Educação Infantil: tornando visíveis as experiências de uma turma de Pré Escola da rede pública de Santa Maria no trabalho remoto. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(1), 15–23. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3688

Numéro

Rubrique

Artigos