Oficina de radiojornalismo: uma experiência na interface da comunicação e da educação em Restinga Seca - RS
Résumé
Este artigo resulta de um projeto de Extensão em Comunicação Comunitária realizado por uma equipe de quatro alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano, e voltado para o ensino de técnicas radiofônicas junto a estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, em Restinga Seca - RS. O projeto teve como objetivo principal a inserção comunitária dos estudantes através da produção de reportagens radiofônicas para veiculação na rádio comunitária local - a Rádio Líder FM. Metodologicamente, com base na ação-participativa, foram promovidas oficinas sobre a linguagem radiofônica com técnicas de locução e métodos de reportagem, discussão das pautas para o rádio, exercícios de apuração com a coleta das informações e entrevistas e produção e edição de reportagens gravadas pelos estudantes com a supervisão dos acadêmicos. O trabalho em conjunto com os professores da escola oportunizou aos jovens estudantes da comunidade o acesso e a vivência num importante meio de comunicação da sua cidade, visibilizou o papel social da rádio comunitária local como espaço alternativo para o debate de temas que tradicionalmente ficam fora da mídia comercial, e oportunizou aos acadêmicos a reflexão sobre as próprias práticas.Téléchargements
Comment citer
Dallasta, D., Curcino, N., Lorenzi, R., Corrêa, V., & Zucolo, R. C. (2016). Oficina de radiojornalismo: uma experiência na interface da comunicação e da educação em Restinga Seca - RS. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 11(1), 135–145. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1859
Numéro
Rubrique
Artigos