Oficina de radiojornalismo: uma experiência na interface da comunicação e da educação em Restinga Seca - RS
Abstract
Este artigo resulta de um projeto de Extensão em Comunicação Comunitária realizado por uma equipe de quatro alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano, e voltado para o ensino de técnicas radiofônicas junto a estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, em Restinga Seca - RS. O projeto teve como objetivo principal a inserção comunitária dos estudantes através da produção de reportagens radiofônicas para veiculação na rádio comunitária local - a Rádio Líder FM. Metodologicamente, com base na ação-participativa, foram promovidas oficinas sobre a linguagem radiofônica com técnicas de locução e métodos de reportagem, discussão das pautas para o rádio, exercícios de apuração com a coleta das informações e entrevistas e produção e edição de reportagens gravadas pelos estudantes com a supervisão dos acadêmicos. O trabalho em conjunto com os professores da escola oportunizou aos jovens estudantes da comunidade o acesso e a vivência num importante meio de comunicação da sua cidade, visibilizou o papel social da rádio comunitária local como espaço alternativo para o debate de temas que tradicionalmente ficam fora da mídia comercial, e oportunizou aos acadêmicos a reflexão sobre as próprias práticas.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









