Relato de práticas em Psicologia positiva na formação de pedagogos

Autores/as

Resumen

O presente artigo apresenta resultados de uma intervenção do curso de Psicologia junto ao curso de Pedagogia, ambos de uma universidade privada na região Sul do Brasil. A partir de um relato de experiência associado à pesquisa bibliográfica, foi explorado de que maneira a Psicologia Positiva pode auxiliar na formação de professores. Assim sendo, compreendeu-se que a Psicologia pode interferir satisfatoriamente dentro do contexto educacional, conferindo novo sentido à experiência docente através da promoção do bem-estar para alunos e professores, permitindo que a figura do professor receba um cuidado psíquico necessário. Finalmente, para além do benefício direcionado à docência, a experiência proporcionou - através de métodos inovativos - uma interação rica entre Psicologia e Pedagogia, abrindo caminho para novas contribuições junto ao processo educacional.

Biografía del autor/a

Manoella Preuss da Silva, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

Rafaela Galvão dos Santos, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

DOCENTE DO CURSO DE PSICOLOGIA

Publicado

2021-07-29

Cómo citar

da Silva, M. P., dos Santos, R. G., Costa, D. Q. da, Carlesso, J. P. P., & Abaid, J. L. W. (2021). Relato de práticas em Psicologia positiva na formação de pedagogos. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(1), 87–104. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3870

Número

Sección

Artigos