As dimensões do ensino jurídico para práticas de extensão em cenário digital: experiências com o consumo de crédito e consumidores superendividados
Abstract
Os cursos jurídicos desenvolvem importante papel em todos os setores da vida social, por meio deles são formados profissionais que exercem forte influência, nas mais diversas atividades que organizam uma sociedade. Este ensaio contempla a discussão sobre o papel do ensino jurídico na sociedade atual, especificando quais as perspectivas para desenvolver um processo de ensino de maior eficácia, condizente aos novos tempos. Torna-se necessário discutir as formas de operacionalizar tal possibilidade, com recorte às atividades de extensão, em que o desenvolvimento acadêmico, assim como, o próprio ensino jurídico, está atrelado ao avanço do Direito em si, e por consequência, ao progresso da sociedade. A ideia levantada neste estudo apresenta, inicialmente, uma análise acerca da compreensão do ensino jurídico e a contextualização histórica em que se desenvolveu a evolução curricular. A segunda parte cuida de um fenômeno preocupante na sociedade de consumo, derivado da concessão desenfreada de crédito, o superendividamento dos consumidores. Este é o cenário de atuação do projeto de ensino e extensão em prevenção e tratamento aos consumidores em situação de superendividamento; experiência relatada neste texto.