Duas décadas de transformação no ensino de economia: a trajetória do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5117

Palavras-chave:

Ensino Superior; Formação de Economistas; Integração Curricular

Resumo

O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana iniciou suas atividades em março de 2003 e, ao longo de duas décadas, tem formado economistas com pluralismo metodológico, além de promover uma formação pautada na ética e no compromisso com a responsabilidade social. Este relato de experiência descreve a trajetória do curso, desde sua concepção inicial até os dias atuais. Para atingir esse objetivo, este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa e documental. Entre os principais aspectos abordados estão os objetivos do curso, o perfil dos egressos, a estrutura curricular e a contribuição para a formação de economistas. O estudo também destaca as atividades desenvolvidas de forma integrada com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, como Fórum Integrado de Negócios, a Feira de Negócios, o acolhimento de estudantes, as viagens técnicas, as ações extensionistas, bem como os projetos de pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Taize de Andrade Machado Lopes, Universidade Franciscana - UFN

Professora na Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS. Coordenadora de Formação Continuada (desde 2021) e do curso de Ciências Econômicas na UFN (desde 2018). Doutoranda em Economia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Integração Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com módulos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e em universidades canadenses (Ryerson University, Université de Sherbrooke, École de Technologie Supérieure e McMaster University). Tem especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação (UFSM) e em Docência no Ensino Superior (UCS). Como coordenadora de Formação Continuada na UFN, realiza a gestão de cursos de capacitação profissional de curta duração e da pós-graduação em nível de especialização. Atuou como coordenadora administrativa do credenciamento da Universidade Franciscana para oferta de cursos a distância (2013-2018). Foi coordenadora de Educação a Distância (2018 - 2021) e coordenadora do curso de Ciências Econômicas (2011-2015). Atua em temas como Economia e Mercado da Educação Superior, Gestão e Docência Universitária, Educação a Distância, Educação Continuada e Empregabilidade de Egressos.

Mateus Sangoi Frozza, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Ciências Econômicas (UFN), Mestre em Economia (UNISINOS) e Doutor em Ciências e Matemática (UFN). Na graduação e na pós-graduação foi bolsista PROBIC/FAPERGS. Na área acadêmica é Coautor do Livro, Economia Brasileira e contemporânea, uma análise dos governos Lula e Dilma (2012), organizador do livro, Ensaios sobre o agronegócio brasileiro (2014), Ensaios Sobre Gestão (2016) e autor do livro, Uma análise do Sistema Inovativo de Biodiesel no Rio Grande do Sul (2018). Como pesquisador, coordenou por mais de 4 anos a pesquisa do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM). Foi coordenador do curso de Ciências Econômicas e do curso de Administração da Universidade Franciscana (UFN), entre 2013 e 2018. Atualmente é professor adjunto na Universidade Franciscana (UFN), coordenador do curso de administração (graduação), manhã e noite e Coordenador do MBA em Gestão de Pessoas e Negócios Estratégicos na Universidade Franciscana (UFN). Ministra disciplinas nos cursos de ciências econômicas, administração, ciências contábeis e direito. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado do curso de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e dos Tecnólogos em EAD (Marketing e Recursos Humanos). Membro do Conselho Universitário (CONSUN), no biênio 2022/2023, exercendo a presidência da comissão de patrimônio e orçamento. Professor da disciplina de Educação Financeira no Colégio Antônio Alves Ramos (Pallotti). No setor empresarial esteve, como Secretário de Finanças do Município de Santa Maria (Rio Grande do Sul), no triênio (2019/2021) e Vice-Presidente do Instituto de Planejamento (IPLAN). Foi cronista de economia, educação financeira e política do Jornal Diário de Santa Maria (DSM), (2017/2018/2021/2022). Tem interesses em temas: Ensino da Educação Financeira, Letramento Financeiro, Conjuntura Econômica e projetos de estratégicos de viabilidade.

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Lopes, T. de A. M., & Frozza, M. S. (2025). Duas décadas de transformação no ensino de economia: a trajetória do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 21(1), 1–18. https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5117