Extensão Universitária em projeto de interiores de uma Biblioteca Escolar

Autores

  • Maria Eduarda de Abreu Moraes Universidade Franciscana
  • Luiza Valle Cielo Universidade Franciscana
  • Marina de Alcântara Universidade Franciscana

Resumo

Este texto tem por objetivo compartilhar as experiências da primeira edição da disciplina de Projeto Comunitário dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria - RS. Ocorrida em 2019, a disciplina tem caráter extensionista e reuniu alunos dos dois cursos de graduação para desenvolver projetos de interiores para alguns ambientes da Escola Básica Estadual Cícero Barreto. A escola pública atende alunos dos anos iniciais até Educação de Jovens e Adultos, ocupando um edifício localizado próximo à UFN. Para fins de exemplificação da metodologia aplicada, traz-se o relato do processo de projeto desenvolvido por um dos grupos de alunos que trabalhou na escola, cujo objeto de proposta era a biblioteca. Das vivências oportunizadas e dos produtos gerados, destaca-se que a aproximação com demandas da comunidade incrementa a formação dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Design, aproximando-os de realidades sociais e econômicas muitas vezes distantes de sua realidade de origem.

Downloads

Publicado

07-07-2021

Como Citar

de Abreu Moraes, M. E., Valle Cielo, L., & de Alcântara, M. (2021). Extensão Universitária em projeto de interiores de uma Biblioteca Escolar. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(1), 61–72. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3859

Edição

Seção

Artigos