Gamificação na Educação Infantil: tornando visíveis as experiências de uma turma de Pré Escola da rede pública de Santa Maria no trabalho remoto

Deise Minuzzi Pagnossim, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


O trabalho em discussão apresenta resultados de uma prática realizada em uma instituição de Educação Infantil na cidade de Santa Maria-RS, durante o trabalho remoto com um grupo da turma criado no aplicativo Whatsapp. O estudo apresenta um relato de experiência que aconteceu em um ambiente flexível e reflexivo, pensado para a aprendizagem em que a criança é o centro do processo com um planejamento voltado, para atender as necessidades, em tempo de estar longe da escola, contemplando elementos simples e de fácil aceitação pelas famílias. Com isso, a partir de uma proposta gamificada, a turma teve a oportunidade de estabelecer um elo afetivo e desafiador, que o jogo proporciona. Dessa forma se promoveu uma aprendizagem lúdica e rica, pois para esse momento de receber as atividades em casa sem estar na escola as propostas necessitam ser envolventes e dinâmicas. Assim, foi preciso lançar desafios para que as famílias se envolvessem com as propostas, pois mesmo sabendo que a pré-escola é etapa obrigatória, algumas famílias tinham apenas um aparelho de celular para todos utilizarem, ou não tinham acesso a internet, ou ainda, não queriam realizar as propostas enviadas. Com a gamificação pode-se observar que até as famílias mais resistentes em participar do grupo da turma, gostaram da proposta e realizaram com os seus filhos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.