Oficina de radiojornalismo: uma experiência na interface da comunicação e da educação em Restinga Seca - RS

Autores

  • Daniel Dallasta
  • Naiôn Curcino
  • Rodrigo Lorenzi
  • Victor Corrêa
  • Rosana Cabral Zucolo

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de Extensão em Comunicação Comunitária realizado por uma equipe de quatro alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano, e voltado para o ensino de técnicas radiofônicas junto a estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, em Restinga Seca - RS. O projeto teve como objetivo principal a inserção comunitária dos estudantes através da produção de reportagens radiofônicas para veiculação na rádio comunitária local - a Rádio Líder FM. Metodologicamente, com base na ação-participativa, foram promovidas oficinas sobre a linguagem radiofônica com técnicas de locução e métodos de reportagem, discussão das pautas para o rádio, exercícios de apuração com a coleta das informações e entrevistas e produção e edição de reportagens gravadas pelos estudantes com a supervisão dos acadêmicos. O trabalho em conjunto com os professores da escola oportunizou aos jovens estudantes da comunidade o acesso e a vivência num importante meio de comunicação da sua cidade, visibilizou o papel social da rádio comunitária local como espaço alternativo para o debate de temas que tradicionalmente ficam fora da mídia comercial, e oportunizou aos acadêmicos a reflexão sobre as próprias práticas.

Downloads

Como Citar

Dallasta, D., Curcino, N., Lorenzi, R., Corrêa, V., & Zucolo, R. C. (2016). Oficina de radiojornalismo: uma experiência na interface da comunicação e da educação em Restinga Seca - RS. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 11(1), 135–145. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1859

Edição

Seção

Artigos