Tecnologias assistivas na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.5106Palavras-chave:
comunicação, acessibilidade, aplicativo, ferramenta, autonomiaResumo
O artigo parte de um estudo que tematiza as Tecnologias Assistivas e seus usos na educação inclusiva. Objetiva refletir acerca dos recursos tecnológicos digitais de aplicativos (app) para dispositivos móveis voltados para o ensino e para o cotidiano de pessoas com deficiência, a partir dos estudos de Bersch. Apresenta uma pesquisa acerca de aplicativos para acessibilidade, dentre os quais identificaram-se aqueles com maior número de download, para diferentes públicos de pessoas com deficiência. A partir dessa identificação, discutiu-se os aspectos favoráveis e as possíveis fragilidades desses aplicativos, numa abordagem reflexiva que buscou contribuir com a divulgação dos mesmos e ampliação de seus usos. Como resultados, espera-se contribuir com as discussões que vêm sendo realizadas no campo da acessibilidade sobre o uso das Tecnologias Assistivas como recurso cotidiano da educação inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











