O uso de recursos educacionais como facilitador do processo formativo dos estudantes com transtornos/dificuldades de aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.5046Palavras-chave:
transtornos de aprendizagem; tecnologias digitais; recursos educacionaisResumo
As tecnologias digitais trouxeram uma profunda transformação no cenário dos modelos de ensino e aprendizagem, oferecendo benefícios substanciais para professores e alunos. Os recursos educacionais podem auxiliar no enfrentamento de potenciais desafios ou dificuldades que podem surgir durante a jornada acadêmica. Transtornos de aprendizagem são dificuldades para reter, adquirir ou utilizar habilidades e informações. Tais déficits de atenção, memória e raciocínio acabam impactando o desempenho acadêmico. Essa disfunção impede a transmissão e o processamento de informações dentro do cérebro, mas não impede a aprendizagem quando técnicas pedagógicas adequadas são empregadas. Este artigo tem como objetivo apresentar recursos digitais que podem ser imediatamente empregados para apoiar as práticas metodológicas dos professores, facilitando, assim, o processo de formação de alunos com transtornos/dificuldades de aprendizagem no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa aqui apresentada faz parte da proposta de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT-UFSM). O estudo emprega uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental, bibliografia e estudos de caso como seus métodos primários. Realizamos uma revisão bibliográfica para desenvolver pressupostos teóricos com base nos trabalhos de Siqueira e Gurgel-Giannetti (2011), Silva e Neto (2008), DSM-V (2014) e Oliveira (2009), entre outros. Este estudo apresenta abordagens diversas facilitando uma interação mais significativa entre alunos, conteúdo e professores, oferecendo suporte pedagógico prático para educadores que buscam diversificar sua prática de ensino.
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