Santa Maria, uma cidade educadora: educação e transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.4960

Palavras-chave:

estratégias; planejamento; protagonismo

Resumo

Esse artigo buscar promover as iniciativas para que a cidade de Santa Maria/RS transforme-se em uma cidade educadora. Para que essa transformação ocorra, é fundamental que a cidade adote uma abordagem integrada que envolva diversos setores da sociedade. As políticas públicas devem priorizar a educação como um eixo central do desenvolvimento urbano, com investimentos em infraestrutura educacional, abrangendo desde escolas bem equipadas até espaços culturais e esportivos. Com a participação ativa da comunidade deve ser incentivada, fortalecendo o vínculo entre escolas e sociedade. Projetos que fomentem a inclusão, a diversidade cultural e a sustentabilidade ambiental também são cruciais para formar cidadãos conscientes e engajados. Assim, esse artigo de pesquisa científica e baseado nos atrativos da cidade e em obras teóricas de Bianchessi (2020), Grinover (2021) e Silva (2020) que esclarecem os conceitos e significados das cidades educadoras, para embasar na prática os processos e iniciativas para que essa transformação seja efetivada, demonstrando as ações, programas e infraestrutura já existentes, bem como, os desafios para contribuir para o futuro de seus habitantes, incluindo o desenvolvimento social, político, econômico e cultural.

Biografia do Autor

Henrique Corrêa Lopes, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana - UFN. Especialização em Humanidades pela Universidade Franciscana - UFN. Especialização em Ensino e Metodologia em História pela UNIASSELVI. Especialização em História do Brasil pela UNIMINAS. Graduação em História pela Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

Lopes, H. C. (2025). Santa Maria, uma cidade educadora: educação e transformação. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(2), 31–42. https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.4960

Edição

Seção

Dossiê temático