Desenvolvendo o raciocínio lógico através de um jogo de interpretação
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4291Palavras-chave:
Gamificação, Ensino, RPGResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade de ensino com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico para o Ensino Médio, construída nos princípios da gamificação, através de um jogo de interpretação. A atividade foi desenvolvida em uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2021. As ações foram orientadas pelos constructos teóricos da Gamificação, do raciocínio lógico e do Role-Playing Game - RPG aplicados ao ensino. Tal estudo caracteriza-se como qualitativo, sendo utilizado como instrumentos de coleta de dados as gravações das interações dos sujeitos durante o desenvolvimento da atividade e os registros escritos dos alunos. A análise desses dados deu-se a partir de uma análise descritiva e explicativa. Como resultado, constatou-se que a gamificação, associada aos conceitos matemáticos, em específico ao raciocínio lógico matemático, contribuem de forma significativa para o engajamento na resolução das atividades propostas, o que pode gerar a aprendizagem do tema em questão.
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