A inclusão escolar da pessoa com deficiência e suas relações com os conceitos foucaultianas de discurso e de poder
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4280Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Metodologia Sistematizada, Políticas IntegradorasResumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar como os conceitos de discurso e poder se relacionam com as práticas de inclusão escolar. Portanto, quais seriam as relações existentes entre os conceitos foucaultianos de discurso e poder com a inclusão escolar da pessoa com deficiência? Para tanto, recorremos a um breve percurso histórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, no intuito de demonstrar como o assunto relacionado às práticas de inclusão escolar vem crescendo e ganhando espaço no cenário educacional brasileiro. Em seguida, também foi feito um breve apanhado de como os conceitos acima mencionados podem ser elucidados nas discussões que envolvem as práticas de inclusão escolar. Assim, procuramos utilizar, principalmente, os apontamentos teóricos de Michel Foucault (2006, 2010 e 2013) sobre discurso e poder, bem como sua relação com o saber. Em suma, as filosofias foucaultianas nos auxiliam a problematizar assuntos importantes do cenário educacional brasileiro, o que contribui para a ampliação das discussões que já são empreendidas, trazendo um aprofundamento desse debate tão latente em nossa sociedade, o que acaba por contribuir para as diversas pesquisas que tratam dessa temática e nas ações dos professores e suas práticas de inclusão em sala de aula.