Breve abordagem reflexiva sobre o ensino no ambiente escolar e a importância das humanidades

Autores

  • Emerson Hartmann Universidade Franciscana - UFN
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino de humanidades em ambiente escolar no contexto atual. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Dessa forma, procurou-se colocar em evidência a importância de aspectos inerentes ao ensino, tais quais seus principais objetivos, a influência dos professores, as mudanças e transformações permanentes no ambiente escolar, a necessidade de um ensino sob um novo paradigma educacional, bem como as possibilidades e desafios presentes no dia a dia dos envolvidos no ensino. Ainda se destaca a importância do fortalecimento do ensino de humanidades em oposição a um viés de ensino utilitarista, baseado em custos e resultados. Portanto, salienta-se a importância do ensino de humanidades e a ação dos professores a fim de permitir que o ambiente escolar seja um espaço de diálogo, liberdade e produção do conhecimento, com relações afetivas e mediadas pela tecnologia.

Biografia do Autor

Emerson Hartmann, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens. Professor do Colégio Militar de Santa Maria.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Professora Adjunta III - Área das Ciências Humanas - Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Hartmann, E., & Becker, E. L. S. (2021). Breve abordagem reflexiva sobre o ensino no ambiente escolar e a importância das humanidades. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 223–239. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3246