Breve abordagem reflexiva sobre o ensino no ambiente escolar e a importância das humanidades
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino de humanidades em ambiente escolar no contexto atual. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Dessa forma, procurou-se colocar em evidência a importância de aspectos inerentes ao ensino, tais quais seus principais objetivos, a influência dos professores, as mudanças e transformações permanentes no ambiente escolar, a necessidade de um ensino sob um novo paradigma educacional, bem como as possibilidades e desafios presentes no dia a dia dos envolvidos no ensino. Ainda se destaca a importância do fortalecimento do ensino de humanidades em oposição a um viés de ensino utilitarista, baseado em custos e resultados. Portanto, salienta-se a importância do ensino de humanidades e a ação dos professores a fim de permitir que o ambiente escolar seja um espaço de diálogo, liberdade e produção do conhecimento, com relações afetivas e mediadas pela tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











