De professor a gestor escolar: da necessidade da formação continuada
Resumen
Este estudo tem como foco discutir a formação inicial e continuada do gestor escolar. Portanto, possui como objetivo geral, verificar como acontece a formação desse profissional no contexto das escolas municipais de um município do RS. Para a realização deste estudo, foram utilizados os trabalhos de Lück (2000, 2009), Freire (1996), Libâneo (2008), Paro (2015), entre outros. A pesquisa foi realizada na Rede Municipal de Educação de um município do RS. As participantes foram oito professoras que ocupavam cargos de gestão em escolas municipais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com uma abordagem narrativa sociocultural, tendo por foco as narrativas destas professoras/gestoras. A busca dos dados foi realizada com a aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas individuais com as professoras/gestoras. A partir da análise das narrativas, foi possível fazer uma leitura das experiências e do modo como as professoras/gestoras têm construído seus processos de formação na área da gestão escolar. Esse processo desencadeou a construção de duas categorias de análise nas quais foi possível definir e caracterizar os elementos envolvidos no fazer diário das professoras/gestoras. As reflexões provocadas neste trabalho reafirmam a necessidade da criação de propostas de formação continuada para os professores que ocupam cargos de gestão, tendo em vista a importância dos espaços de formação para a qualificação de seu trabalho diário.Descargas
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