Educação histórica-geográfica e turística em trilha urbana - Santa Maria - RS

Autores

  • Eliane Carina Portela
  • Glauco dos Santos Martins
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

Neste trabalho objetivou-se mostrar a prática de trilhas como recurso de aprendizagem e de percepção ambiental para fomentar a responsabilidade socioambiental. Buscou-se evidenciar a necessidade da educação voltada à preservação da área verde do morro Cechella e da que circunda a Barragem do Vacacaí-Mirim, Santa Maria - RS, além de auxiliar na valorização e manutenção do seu passado histórico.  As ideias centrais que orientaram a pesquisa consistiram em bibliografias específicas, especialmente, das áreas de geografia e turismo. O método qualitativo assegurou a comunicação dos pesquisadores em campo como parte explícita da produção do conhecimento. Vivenciou-se a experiência na trilha do morro Cechella e da Barragem do Rio Vacacaí-Mirim e, a partir dessa prática, foi descrita a percepção do lugar, contribuindo na construção do conhecimento para a “Educação Geográfica, Histórica e Turística”.

Downloads

Como Citar

Portela, E. C., Martins, G. dos S., & Becker, E. L. S. (2017). Educação histórica-geográfica e turística em trilha urbana - Santa Maria - RS. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 17(2), 257–277. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2067

Edição

Seção

Artigos