Relação entre a correção do "erro" e a construção do autoconceito da criança
Resumen
Para reflexões sobre a compreensão do erro partiu-se de duas abordagens de ensino: tradicional e construtivista. A maneira como se encaminhao erro das crianças, na escola. decorrente dessas abordagens revela uma concepção. uma vez que a prática pedagógica não é neutra. O intuito de refletir sobre a importância de se ter claro de que a maneira com que se encaminha o erro das crianças na escola. influencia na construção da autonomia e no autoconceito. sentimentos esses que perpassam o processo de aprender. Verificou-se que o momento de correção é de reflexão sobre as hipóteses que são construídas pelo aluno e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. Dessa forma. a escola contribui positiva ou negativamente na formação do autoconceito. dependendo do encaminhamento que o professor tiver com relação ao erro das crianças. Com isso cabe ao professor criar situações para que esse aluno vivencie momentos de sucesso para sentir-se uma pessoa capaz e autovalorizar-se.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











