Relação entre a correção do "erro" e a construção do autoconceito da criança

Autores/as

  • Fernanda Figueira Marquezan
  • Margarete Sirena

Resumen

Para reflexões sobre a compreensão do erro partiu-se de duas abordagens de ensino: tradicional e construtivista. A maneira como se encaminhao erro das crianças, na escola. decorrente dessas abordagens revela uma concepção. uma vez que a prática pedagógica não é neutra. O intuito de refletir sobre a importância de se ter claro de que a maneira com que se encaminha o erro das crianças na escola. influencia na construção da autonomia e no autoconceito. sentimentos esses que perpassam o processo de aprender. Verificou-se que o momento de correção é de reflexão sobre as hipóteses que são construídas pelo aluno e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. Dessa forma. a escola contribui positiva ou negativamente na formação do autoconceito. dependendo do encaminhamento que o professor tiver com relação ao erro das crianças. Com isso cabe ao professor criar situações para que esse aluno vivencie momentos de sucesso para sentir-se uma pessoa capaz e autovalorizar-se.

Cómo citar

Marquezan, F. F., & Sirena, M. (2016). Relação entre a correção do "erro" e a construção do autoconceito da criança. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 1(1), 61–69. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1568

Número

Sección

Artigos