Vol. 25 Núm. 2 (2024)
Organizadores: Marcio Tascheto da Silva, Diego Carlos Zanella e Anelis Rolão Flores
Desde o surgimento da perspectiva das “cidades educativas” desenvolvida no âmbito do relatório da Comissão Internacional para o Desenvolvimento da Educação, presidida por Edgar Faure, e estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1972, intensificou-se inúmeras experiências e abordagens epistemológicas que correlacionam a educação e a vida em contextos urbanos. Compreendendo a educação ao longo da vida e os espaços, dinâmicas e fluxos da cidade como potencialmente educadores, os quais podem ser profundamente impactados pelas mudanças climáticas, o presente dossiê da Revista Disciplinarum Scientia -
Ciências Humanas em parceria com a Cátedra UNESCO Rede UniTwin: A Cidade que Educa e Transforma, busca compreender os efeitos das mudanças climáticas na vida urbana. Para tanto, reuniu artigos que promovam o debate sobre aspectos teóricos e metodológicos que envolvam conceitos como mudanças climáticas, antropoceno, ética ambiental e pedagogias urbanas em suas diferentes vertentes e possibilidades de pensamento no mundo contemporâneo.