Educação urbana: oficinas pedagógicas para (re)aproximação entre a criança e a rua
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5092Palavras-chave:
criança e cidade; espaço urbano; oficinas pedagógicas; ruaResumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a relação da criança com a cidade e como dá-se seu entendimento sobre a rua a partir de oficinas pedagógicas explorando o tema da educação urbana. As bases teóricas partem da perspectiva do movimento das Cidades Educadores e da relação da criança com a cidade no contexto do projeto de extensão universitária [com]VIDA. As oficinas pedagógicas têm como objetivo aproximar as crianças do espaço público urbano, propondo atividades que exploram habilidades e competências articulados com a Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho estão apresentados os principais resultados de três atividades desenvolvidas durante oficinas aplicadas com três turmas do quinto ano do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais de Santa Maria em 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











