Educação urbana: oficinas pedagógicas para (re)aproximação entre a criança e a rua

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5092

Palabras clave:

criança e cidade; espaço urbano; oficinas pedagógicas; rua

Resumen

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a relação da criança com a cidade e como dá-se seu entendimento sobre a rua a partir de oficinas pedagógicas explorando o tema da educação urbana. As bases teóricas partem da perspectiva do movimento das Cidades Educadores e da relação da criança com a cidade no contexto do projeto de extensão universitária [com]VIDA. As oficinas pedagógicas têm como objetivo aproximar as crianças do espaço público urbano, propondo atividades que exploram habilidades e competências articulados com a Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho estão apresentados os principais resultados de três atividades desenvolvidas durante oficinas aplicadas com três turmas do quinto ano do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais de Santa Maria em 2024.

Biografía del autor/a

Juliana Lamana Guma, Universidade Franciscana - UFN

Doutoranda em Desenvolvimento Regional - PPGDR UNISC. Arquiteta e Urbanista Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR - UFRGS. Graduação finalizada em 2009 no Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, em Santa Maria - RS, e especialização em Gestão Estratégica do Território Urbano na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria. 

Marina de Alcântara, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), mestrado em Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural- PPGPPC (2015) e graduação pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (2016) da UFSM. Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana - Santa Maria/RS. 

Millene de Mello Andrade, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Franciscana, Santa Maria. 

Rayana Lopes Torri, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Franciscana, Santa Maria. 

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

Guma, J. L., de Alcântara, M., Andrade, M. de M., & Torri, R. L. (2025). Educação urbana: oficinas pedagógicas para (re)aproximação entre a criança e a rua. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(2), 43–56. https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5092

Número

Sección

Dossiê temático