Ensino da Língua Inglesa: especificidades da EPT e do Curso Técnico em Eletrônica do campus Campos Guarus - RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.5555

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica; Currículo Integrado; Formação Integral

Resumen

Partindo da premissa de que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil visa à formação integral do estudante, integrando o conhecimento técnico e o geral, este estudo analisa a evolução do ensino de Língua Inglesa (LI) no Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), campus Campos Guarus. As pesquisas bibliográfica e documental foram as metodologias adotadas para dar conta do objetivo de comparar as diretrizes presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de 2011 e 2025, buscando identificar as mudanças na abordagem do ensino de inglês. Ao fim, a análise do PPC de 2011 revelou uma lacuna: a fragmentação entre o Inglês Geral (propedêutico) e o Inglês Instrumental (profissionalizante), com uma ênfase maior no primeiro, o que limitava a preparação dos alunos para as demandas do mundo do trabalho. Em contraste, o PPC de 2025 demonstra um avanço notável. Ele apresenta uma abordagem mais equilibrada e integrada, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a EPT (Brasil, 2021). O novo currículo inclui a realocação da disciplina para o primeiro e o terceiro ano, além de planos de ensino mais abrangentes, que incorporam a interdisciplinaridade, a ênfase tecnológica e a dimensão intercultural.

Biografía del autor/a

Rosˆângela Soares Ullrich, Instituto Federal Fluminense - IFF

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense. Especialista em Língua e Cultura Inglesa e graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Salgado de Oliveira Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus (RJ), com experiência no ensino de Língua Inglesa. 

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense - IFF

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL).

Publicado

2026-02-12

Cómo citar

Ullrich, R. S., & de Oliveira, T. S. (2026). Ensino da Língua Inglesa: especificidades da EPT e do Curso Técnico em Eletrônica do campus Campos Guarus - RJ. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 26(2), 49–64. https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.5555

Número

Sección

Artigos