Produto educacional na Pós-Graduação Lato Sensu EAD/UFN - 1ª edição: uma construção sistemática e metódica
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4142Resumen
Este artigo apresenta uma análise teórica e prática do processo de construção de produtos educacionais na Pós-graduação Lato Sensu/EAD da Universidade Franciscana, em sua 1ª edição, em 2019. O Curso de Especialização em Ensino de Humanidades esteve estruturado em módulos e unidades de aprendizagem, para atender às interfaces do tema ensino de humanidades. Como requisito para conclusão do Cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD, o estudante deveria apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual compõe um texto ou artigo acadêmico produzido em acordo com roteiro de referência, cujo objetivo é apresentar de forma descritiva o processo de elaboração de um Produto Educacional (PE). Esse produto deverá ser elaborado ao longo dos módulos, a partir de orientações técnicas em tópicos específicos, sob orientação e acompanhamento de docentes integrantes do Curso. O exame crítico empreendido, após a finalização do processo de planejamento, execução e avaliação desta proposta de produção de produtos educacionais em dimensão sistemática e metódica, ao longo do Curso de Especialização em Ensino de Humanidades, conduziu a algumas evidências pontuais, como manifestação de maior segurança e base sólida de conhecimentos relacionados ao foco central da proposta do Curso, equivalência entre conhecimentos específicos em construção e a produção do projeto e desenvolvimento do produção educacional, otimização do tempo, maior tranquilidade e fluência ao processo de produção, avaliação parcial, diálogo com orientador e redimensionamento de ações, que exigiriam aprofundamento teórico e metodológico e maior tempo para a produção teórica e aplicação/validação do produto educacional.