Decifrando o material genético: um jogo didático para o estudo dos ácidos nucleicos

Autores/as

  • Déborah Rossane Santana Costa de Souza Universidade Franciscana
  • Raquel Tusi Tamiosso Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4135

Resumen

A complexidade dos conceitos, a necessidade de raciocínio a nível molecular e a abstração parecem ser fatores relevantes que justificam algumas dificuldades enfrentadas pelos professores e pelos estudantes em relação ao ensino e aprendizagem de conceitos básicos da genética e biologia molecular, conceitos estes que são fundamentais para a compreensão de processos biotecnológicos. Nesse sentido, a utilização de recursos didáticos, como os jogos, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo um ambiente mais interativo e lúdico. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as potencialidades de um jogo didático de tabuleiro desenvolvido para a abordagem de conceitos básicos relacionados à estrutura e organização dos ácidos nucleicos (ácido ribonucleico - RNA - e ácido desoxirribonucleico - DNA). O jogo foi elaborado nos formatos físico e digital e consiste em um jogo de tabuleiro. Para se movimentar no tabuleiro, os jogadores devem lançar os dados e responder corretamente a perguntas relacionadas ao conteúdo citado e suas relações com a Biotecnologia. Participaram da dinâmica de aplicação do jogo doze estudantes e duas professoras de duas Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul. A avaliação do jogo pelos participantes deu-se ao longo de toda a dinâmica e, após esta, por meio de suas respostas a formulários online. Considerando o interesse, a participação e as devolutivas dos envolvidos, pode-se perceber que o jogo mostrou-se promissor como recurso didático para o ensino e aprendizagem acerca da estrutura e organização dos ácidos nucleicos.

Publicado

2022-08-26

Cómo citar

de Souza, D. R. S. C., & Tamiosso, R. T. (2022). Decifrando o material genético: um jogo didático para o estudo dos ácidos nucleicos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(2), 67–81. https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4135