Influenciador digital: desafio e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3806Resumen
Com o avanço da tecnologia, os diversos segmentos de mercado encontraram espaço para rentabilizar as interações sociais desenvolvidas através da internet. Surgem então novas profissões, entre elas a de Influenciador Digital. O presente artigo buscou realizar uma pesquisa e reflexão sobre a carreira de Influenciador Digital, que surgiu como um fenômeno nas redes sociais, em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Objetivou-se conhecer a realidade desses profissionais, analisar as rotinas, investimentos de custo e retorno financeiro, assim como dificuldades e realizações na carreira. Para tanto, o artigo possui caráter qualitativo exploratório, com as entrevistas realizadas através de um questionário semiestruturado, abrangendo também referencias bibliográficos. Os resultados mostraram que os influenciadores digitais possuem um alto poder de influência e inspiração para os seguidores, rentabilizando a profissão através da publicação e divulgação de produtos, com um baixo custo de investimento inicial. Além disso, constatou-se que os principais desafios da carreira se referem a necessidade de agradar, assim como a falta de entendimento da profissão. Quanto as realizações, destacou-se o contato e conexão com o público, assim como o reconhecimento, apesar de ainda ser necessário uma maior construção da valorização da profissão.