Gamificação: uma ferramenta aliada da aprendizagem

Autores/as

  • Liliana Pincolini Universidade Franciscana - UFN
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Universidade Franciscana - UFN.
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5405-9492

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3660

Resumen

Com o advento da pandemia diferentes mudanças impensáveis passaram a acontecer. Com a impossibilidade da aula presencial devido ao risco de contaminação pela Covid-19, não restou outra alternativa, que a de utilizar diferentes recursos, sejam síncronos ou assíncronos para poder promover a aprendizagem dos estudantes. Dentre estas novas práticas utilizadas apresenta-se a da gamificação. Este relato apresenta o uso da gamificação como um recurso a mais neste momento de ensino remoto, como possibilidade, inclusive para ambos os públicos, alunos com e sem acesso a internet. Trata-se do relato de uma prática realizada em uma escola municipal de Santa Maria/RS destacando as potencialidades e fragilidades que a mesma propiciou aos estudantes neste momento tão desafiador. Após a aplicação do game sobre Contos e lendas do Rio Grande do Sul podemos constatar o caráter motivador e engajador desta prática.

Biografía del autor/a

Liliana Pincolini, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana - UFN.

Doutora. Professora no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Publicado

2021-10-21

Cómo citar

Pincolini, L., Santos, E. A. G. dos, & Ghisleni, T. S. (2021). Gamificação: uma ferramenta aliada da aprendizagem. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(1), 129–137. https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3660

Número

Sección

Artigos