Educomunicação: contribuição ao ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Cristiano de Souza Oliveira Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

Resumen

Unir os conhecimentos da Educomunicação e, a partir deles, propor estratégias que contribuam para uma comunicação mais efetiva dentro do ambiente escolar é um desafio, e este artigo será focado nas discussões pertinentes que possam ampliar o desenvolvimento do ensino com as contribuições da Educomunicação auxiliando a Educação no contexto da COVID-19 e da globalização. Isso posto, o objetivo desse texto é expor os fundamentos da Educomunicação e suas práticas educomunicativas para sejam reconhecidos na relação da comunicação e educação também como um campo de intervenção no ensino intensificadas pela necessidade de distanciamento presencial em contextos como o da pandemia da COVID-19. A metodologia incluiu pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa e nossos resultados reforçam que o conhecimento não pode ser entendido apenas como algo a ser transmitido pelos educomunicadores aos educomunicandos, mas sim algo a ser construído.

Biografía del autor/a

Cristiano de Souza Oliveira, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Matemática. Aluno do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Publicado

2021-01-19

Cómo citar

Oliveira, C. de S., & Ghisleni, T. S. (2021). Educomunicação: contribuição ao ensino e aprendizagem. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 277–295. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3651