Reflexões acerca das multimodalidades nas práticas de ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3518Resumen
O desenvolvimento tecnológico e das mídias digitais resultaram em transformações nos meios de comunicação e no fluxo de informação. Isso gerou impacto social e alterou as relações humanas e as práticas de ensino. No presente estudo têm-se por objetivo refletir acerca das contribuições do ensino de multimodalidades para a prática docente e apresentar um recorte do planejamento didático “Meio Ambiente em Jogo”, proposto na disciplina de Linguagens e Tecnologias aplicadas ao Ensino, do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Franciscana. Também será apresentada uma aplicação prática, desenvolvida em uma disciplina do Mestrado e Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana. A metodologia utilizada para o trabalho apresenta abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e descritivo. Diante das transformações tecnológicas que repercutem na prática docente, o professor precisa entender as contribuições que os usos de recursos multimodais oferecem para o processo de ensino e aprendizagem, rompendo com o modelo tradicional em que o professor era considerado o detentor do saber.