Jornalismo imersivo ambiental: estudo de vídeos em 360° do National Geographic
Resumen
Este artigo traz os resultados de um Trabalho Final de Graduação (TFG), do Curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo na Universidade Franciscana, cujo objetivo é compreender a imersão nos vídeos em 360° do National Geographic. O problema que norteia esta pesquisa é: como o National Geographic utiliza a imersão para apresentar jornalismo ambiental nos vídeos em 360°? Para responder tal pergunta, foi realizada análise sobre as funções de jornalismo ambiental presentes nas narrativas em 360°; observação, feita a partir de categorias específicas, sobre a imersão proporcionada pelos vídeos; e levantamento sobre a participação dos vídeos na plataforma do YouTube. Metodologicamente, o procedimento utilizado foi o estudo de caso qualitativo, com a técnica de pesquisa exploratória-descritiva e a observação sistemática. A partir da análise dos dados, percebeu-se que há muito a ser pensado e explorado sobre a experiência de conteúdos imersivos em realidade virtual no jornalismo, em especial, o ambiental.