A educomunicação como campo do conhecimento para o ensino e aprendizagem no século XXI

Autores/as

  • Walter Chalegre dos Santos Universidade Franciscana - UFN
  • Angélica Moreira Pereira Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

Resumen

A Educomunicação é uma área de conhecimento relativamente recente, a qual se fundamenta, sobretudo, na interface entre os campos da Comunicação e da Educação. No Brasil ainda estamos praticando educação 2.0 e a tecnologia 4.0. Todos os alunos/as da Educação Básica são nativos digitais, bem como parte dos alunos/as do Ensino Superior, nascidos no século XXI. No entanto, o corpo docente em sua boa parte é nascido no século XX e com parte de sua formação também proveniente do século XX. Assim, esse estudo tem como objetivo geral analisar a Educomunicação como um novo campo do conhecimento para melhorar a relação da docência com os discentes nos ambientes educacionais inovando e modernizando o ensino e aprendizagem. Para tanto, foi necessário explicar o campo da Educomunicação e apresentar sua abordagem histórica inicial para posteriormente refletir sobre a sua inserção no século XXI.

Biografía del autor/a

Walter Chalegre dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Aluno do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Angélica Moreira Pereira, Universidade Franciscana - UFN

Mestre. Professora do curso de Publicidade e Propaganda - UFN. Coordenadora dos cursos de Especialização em Ciências Sociais - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Publicado

2020-11-19

Cómo citar

dos Santos, W. C., Pereira, A. M., & Ghisleni, T. S. (2020). A educomunicação como campo do conhecimento para o ensino e aprendizagem no século XXI. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 141–151. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3111

Número

Sección

Artigos