Educador geográfico: o estágio curricular supervisionado sobre a dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão
Resumo
O ensino, no espaço acadêmico, compreende o palco de processos formativos à docência, que se dão diante da articulação produtiva entre fundamentos epistemológicos e práticos, operacionalizados de forma a prover condições pedagógicas para a construção de conhecimentos e habilidades necessários à formação de competências técnicas e humanas, com vistas à composição da profissão docente. O presente estudo buscou analisar a estrutura e a dinâmica propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso de Geografia do Centro Universitário Franciscano, para o componente curricular Estágio Supervisionado, sobre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. O percurso da investigação se deu sobre uma abordagem qualitativa, na qual o tipo de pesquisa se manifestou bibliográfica. Como resultado, buscou-se elencar as ações desenvolvidas nos componentes curriculares relacionados ao Estágio Supervisionado, o qual abrangeu atividades que, sobre uma análise direcionada pela articulação das três dimensões da educação superior - o ensino, a pesquisa e a extensão - poderão ser apresentadas de forma a evidenciar estas conexões. Portanto, as ações formativas, em ambiência acadêmica, avançam para a qualificação de futuros profissionais na área da educação geográfica.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











