Ensino e formação docente: caminhos percorridos até chegar à docência
Resumen
Neste artigo, objetiva-se analisar o processo formativo docente e as suas contribuições para o ensino em sala de aula. A pesquisa é qualitativa e de natureza autobiográfica, fundamentada em referências de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2004), Fernandez (2006) e Nóvoa (1995; 2009), entre outros autores, que escrevem na temática ensino e formação docente. Como dados de pesquisa, são analisadas onze narrativas da autora-pesquisadora, referentes à trajetória formativa docente. Considera-se que o trabalho docente está impregnado de intencionalidades manifestas nos conteúdos selecionados e nas habilidades desenvolvidas com os alunos. Isso implica escolhas, determinação de valores e compromissos éticos inerentes à formação humana. Portanto, o ensino, em diferentes níveis e instituições, gera aprendizagens diversificadas, de modo que o processo formativo depende de como cada pessoa se relaciona com o conhecimento adquirido, ressignificando sua formação ao longo da vida.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











