Ensino e formação docente: caminhos percorridos até chegar à docência

Authors

  • Joseane da Silva Miller Rodrigues
  • Noemi Boer

Abstract

Neste artigo, objetiva-se analisar o processo formativo docente e as suas contribuições para o ensino em sala de aula. A pesquisa é qualitativa e de natureza autobiográfica, fundamentada em referências de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2004), Fernandez (2006) e Nóvoa (1995; 2009), entre outros autores, que escrevem na temática ensino e formação docente. Como dados de pesquisa, são analisadas onze narrativas da autora-pesquisadora, referentes à trajetória formativa docente. Considera-se que o trabalho docente está impregnado de intencionalidades manifestas nos conteúdos selecionados e nas habilidades desenvolvidas com os alunos. Isso implica escolhas, determinação de valores e compromissos éticos inerentes à formação humana. Portanto, o ensino, em diferentes níveis e instituições, gera aprendizagens diversificadas, de modo que o processo formativo depende de como cada pessoa se relaciona com o conhecimento adquirido, ressignificando sua formação ao longo da vida.

How to Cite

Rodrigues, J. da S. M., & Boer, N. (2017). Ensino e formação docente: caminhos percorridos até chegar à docência. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(1), 117–135. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2180

Issue

Section

Artigos