Uma perspectiva sobre as pedagogias críticas em tempos de neoliberalismo
Resumen
O trabalho apresenta uma visão panorâmica de algumas das concepções de pedagogias críticas, especialmente de alguns autores destacados dentre os que constituem a obra coletiva Educação Crítica: análise internacional. Intentou-se elaborar um apanhado das fundamentações teóricas de alguns autores que se autodenominam ou que são denominados de críticos. Nessa tarefa, percebeu-se que os autores marxistas, ou que recebem alguma contribuição de tal escola, são presença majoritária em tal vertente. Para eles, Gramsci é uma das principais referências. No entanto, há influências não marxistas para outros autores partícipes da referida obra, destacadamente Michael Foucault, o que demonstra que há discrepâncias entre as elaborações daqueles que se consideram educadores críticos.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











