O ensino da língua inglesa na Educação Infantil: “estamos sendo preparados para isso?”

Autores/as

  • Valéria Fuchs Teixeira
  • Gabriela Quatrin Marzari

Resumen

O que se busca, neste artigo, é contribuir para a formação continuada de professores de língua inglesa, ao permitir que estes reflitam sobre suas práticas de ensino na Educação Infantil. Após a realização de uma pesquisa teórica sobre o assunto, fez-se o levantamento de dados para o desenvolvimento do presente estudo, que envolve uma análise: 1) do discurso de duas professoras atuantes na Educação Infantil; e 2) das matrizes curriculares de três universidades privadas do estado do Rio Grande do Sul, as quais oferecem o curso de licenciatura em Letras: Língua Inglesa. Por meio da análise dos depoimentos fornecidos pelas professoras e das matrizes curriculares desses cursos, foi possível identificar certa coerência entre teoria e prática ao se tratar do processo de formação de professores de língua inglesa. Como principais resultados, observou-se que ambas as professoras têm encontrado dificuldades de caráter didático-pedagógico ao atuarem na Educação Infantil e, conforme prevê a literatura vigente, ambas atribuem tais dificuldades ao seu processo de formação inicial. Por sua vez, uma análise cuidadosa das matrizes dos cursos de formação investigados revelou que disciplinas especificamente voltadas ao ensino de língua inglesa para crianças são praticamente inexistentes, o que compromete a atuação de futuros professores do idioma no contexto considerado. Com isso, conclui-se que grande parte das dificuldades sentidas pelos profissionais que atuam na Educação Infantil são justificadas pela falta de uma abordagem específica que contemple o ensino de línguas estrangeiras para crianças durante o seu processo de formação inicial

Cómo citar

Teixeira, V. F., & Marzari, G. Q. (2017). O ensino da língua inglesa na Educação Infantil: “estamos sendo preparados para isso?”. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 17(2), 155–177. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2062

Número

Sección

Artigos