Educação integral: qual a relevância para o desenvolvimento dos alunos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4579

Keywords:

Formação integral, Escola rural, Comunidade escolar

Abstract

Este texto apresenta uma reflexão acerca da educação integral e busca apontar o entendimento da comunidade escolar pesquisada sobre o assunto e a relevância desse para o desenvolvimento dos alunos. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, que parte do estudo teórico a partir de autores como Cavaliere (2010), Ferreira e Rees (2015), Santos (2012), que serviram de alicerce para nossa reflexão. A partir do estudo teórico e posterior coleta e análise de dados, percebeu-se que o entendimento da comunidade é de que a educação integral é uma construção coletiva que fortalece a comunidade escolar em favor da universalização do conhecimento construído pelo ser humano como fundamento para que cada um dos alunos possa escolher o seu caminho de forma empoderada e consciente.

Published

2023-12-01

How to Cite

Gonçalves, C. A., & Sônego, F. (2023). Educação integral: qual a relevância para o desenvolvimento dos alunos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 155–174. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4579

Issue

Section

Artigos