A pesquisa no curso de pedagogia: uma análise do perfil teórico-metodológico dos Trabalhos Finais de Graduação
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4427Palavras-chave:
Formação docente, Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais, Trabalho Final de GraduaçãoResumo
Este artigo objetiva discutir a pesquisa no curso de Pedagogia, a partir de uma análise do perfil teórico-metodológico dos Trabalhos Finais de Graduação (TFG). O estudo foi realizado no contexto de um curso de pedagogia de uma Universidade comunitária do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia foi de abordagem qualitativa, documental, com características de levantamento bibliográfico. Dessa forma, foram analisados 134 TFGs, produzidos entre 2012 e 2020. A análise de conteúdo se deu quanto à abordagem, tipo de pesquisa e tema. A categorização temática realizou-se à luz dos Núcleos Formativos propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da pedagogia: a) estudos básicos; b) aprofundamento e diversificação; c) estudos integradores. Nesse sentido, os resultados mostraram que há predominância da pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e autobiográfica. Os temas são reflexos dos núcleos que estruturam a matriz curricular do curso. Por fim, destaca-se que os TFGs refletem motivações dos acadêmicos relacionadas aos seus contextos educacional e social, contribuindo para a emancipação intelectual, autoconhecimento e capacidade de (re) construir realidades.
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