A formação, a formação continuada de professores e a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4309Abstract
Vivemos em um mundo de reconhecida crise humana. O processo de formação da pessoa com compreensão de si mesma e do mundo é de extrema pertinência e um compromisso da educação. Neste artigo, buscamos retratar a reflexão na formação e formação continuada de professores, na importância da interdisciplinaridade e realçar o ensino de humanidades como possibilidade de transformação humana, a partir da consciência e da efetiva compreensão da fragilidade das relações humanas e engendrar a profunda e verdadeira reforma para recompor o futuro. A metodologia caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa descritiva do tipo bibliográfica. A partir das reflexões foi proposto o ‘varal das expectativas no caminho docente’ com indicações que podem nortear as decisões dos gestores e as expectativas dos professores diante do “novo” ensino que impacta diretamente na prática, na busca de transcender o modelo de educar tradicional e, assim, repensar, reformular e criar e recriar o caminho da docência.