Nova estrutura do Ensino Médio e os impactos da inserção de disciplinas formativas na formação profissional do estudante brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4113Abstract
Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever o impacto que a nova estrutura do ensino médio pode causar nas perspectivas futuras de alunos ingressantes do ensino superior.
O estudo foca na discussão de uma proposta didática sobre Nanociência e Nanotecnologia (N&N) inscrita na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, com vistas à promoção da participação pública. Esta proposta foi desenvolvida com base na alteração da estrutura do novo ensino médio. A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com base nessa possibilidade a pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional, publicados no período de agosto de 2016 a agosto de 2021, à cerca dos dados apresentados na literatura sobre o entendimento da inserção de tópicos N&N no ensino médio e assim fomentar a discussão dessa necessidade levando em consideração o impacto que essa alteração pode causar principalmente na escolha da vida profissional dos jovens estudantes. Além disso, a validação deste trabalho ocorreu por meio de pesquisa de opinião com alunos de graduação, das áreas de ciência e tecnologia e os resultados colaboraram com a pesquisa, uma vez que, a maior porcentagem dos alunos entrevistados relatou que a presença da disciplina de N&N no ensino médio teria agido como uma influência positiva em suas vidas acadêmicas e profissionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











