O jogo lúdico como metodologia de Ensino Socioeducativo

Authors

  • Henrique Corrêa Lopes Universidade Franciscana - UFN
  • Leonardo Guedes Henn Universidade Franciscana
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4089

Abstract

Esse artigo tem por finalidade elucidar a utilização do jogo lúdico em uma unidade de atendimento socioeducativo que recebe em regime de internação adolescentes com delitos e infrações em cumprimento de medida socioeducativa, oportunizando dessa forma o desenvolvimento de práticas pedagógicas e educacionais voltadas para o desenvolvimento de raciocínio lógico, de integração e de interação entre esses adolescentes. objetivo desse texto é apresentar uma atividade desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Humberto
de Campos, em anexo ao Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) localizado na cidade de Santa Maria-RS, escola que garante a sequência educacional, sendo essa educação obrigatória para os adolescentes internos em cumprimento de medida socioeducativa, a fim de promover o engajamento dos discentes envolvidos. Após a execução das atividades foi observada a integração dos participantes, a percepção de cada um sobre os jogos utilizados e a aceitação da proposta apresentada.

Author Biographies

Henrique Corrêa Lopes, Universidade Franciscana - UFN

Aluno do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN). Bolsista PROSUC CAPES.

Leonardo Guedes Henn, Universidade Franciscana

Doutor em História, docente do curso de História e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Published

2022-08-26

How to Cite

Lopes, H. C., Henn, L. G., & Ghisleni, T. S. (2022). O jogo lúdico como metodologia de Ensino Socioeducativo. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(1), 159–167. https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4089

Issue

Section

Artigos