Recursos hídricos em sala de aula: construção de maquete como metodologia ativa
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3956Abstract
Os recursos hídricos são necessários para a sobrevivência humana, para a fauna, flora e, para o desenvolvimento das atividades econômicas. No processo de construção da conscientização ambiental, escola e universidade possuem significativo papel, tendo em vista que podem desenvolver atividades que auxiliem na formação de sujeitos críticos perante a realidade colocada. Uma metodologia ativa que pode ser empregada para compreensão do uso do solo em microbacias e seus impactos, é a confecção de maquetes, que propicia o conhecimento da realidade local a partir da espacialização dos eventos. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar oficinas pedagógicas desenvolvidas a partir de um Projeto de Extensão Universitária, com estudantes da educação básica e do ensino superior para a construção de maquetes de uma microbacia. A estratégia adotada foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. Como resultado, observa-se que a construção das maquetes estimulou o interesse educativo, possibilitando a consolidação, de forma prática, de conceitos e temáticas, a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar.