Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em tempos de pandemia
Abstract
O artigo aborda os estágios curriculares supervisionados na formação de professores de Educação Infantil. Desse modo, objetiva descrever e analisar experiências formativas produzidas no Estágio Curricular Supervisionado - Docência na Educação Infantil, Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS. As atividades didático-pedagógicas promovidas durante o estágio foram realizadas em tempos de isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19. O campo de estágio foi a E.M.E.F. Maria de Lourdes Ramos Castro em turma de pré-escola. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico. Ao projetar uma proposta de estágio via ensino remoto, julgou-se, oportuno, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, apoiar-se na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). A experiência demonstrou os desafios impostos aos profissionais da pedagogia, nesse contexto de pandemia, de modo especial às professoras de Educação Infantil, uma vez que o contato por meio virtual com as crianças é inédito em contexto brasileiro. Por fim, a proposição de estágio curricular, na Educação Infantil, na modalidade remota, configurou-se como uma experiência formativa em que as estagiárias mobilizaram a produção de conhecimentos e de aprendizagens necessários à docência, em uma perspectiva reflexiva dos enfrentamentos de como ensinar e de que maneira aprender em tempos de pandemia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











