Reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino superior em período de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3460Resumen
O artigo contextualiza as mudanças de paradigmas nas ciências como uma forma de repensar as práticas pedagógicas. Para tal, fez-se necessário abordar os paradigmas conservadores e os seus respectivos fundamentos a partir da lógica da reprodução do conhecimento, bem como, foram abordados os paradigmas inovadores embasados na produção do conhecimento. Em âmbito metodológico, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Destaca-se que, com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, as instituições de ensino no mundo todo tiveram as suas atividades presenciais suspensas. A partir deste cenário os professores, agentes fundamentais no processo educacional, viram-se, de um momento para outro, tendo que atuar diante de um contexto de excepcionalidade, e alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do direito à educação. Portanto, a Covid-19 impôs uma crise sem precedentes nas mais variadas áreas do conhecimento e da ação humana, demandou novas percepções e análises dos problemas sociais, culturais, educacionais e, sobretudo, novas exigências relacionadas às práticas pedagógicas, que careceram, como nunca, da utilização de diferentes recursos tecnológicos de informação e de comunicação.
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