Educação infantil no Brasil e sua trajetória no município de Santa Maria, RS
Abstract
Neste artigo objetivou-se discorrer sobre a relevância que compõe a história da Educação Infantil no Brasil e sua trajetória no município de Santa Maria, RS. A metodologia foi embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que aborda a trajetória da Educação Infantil no Brasil e a constituição das políticas públicas para a infância, através de análise da literatura pertinente, das políticas públicas, da legislação desde o Brasil Colônia até a atualidade, com a intenção de compreender a evolução da modalidade através do tempo, nos diferentes momentos históricos e os desdobramentos no campo educacional. Assim, foram discutidas as políticas e as mudanças ocorridas na Educação Infantil até meados do século XIX e, após, foi evidenciado um paralelo no atendimento de crianças pequenas a partir da segunda metade do século XX até os dias atuais. Discutiu-se, também, as transformações na Educação Infantil a partir dos anos de 1980 e os debates sobre a função da creche na sociedade. Do ponto de vista histórico, pôde-se inferir que foi preciso quase um século para que a criança tivesse garantido seu direito à educação na legislação brasileira e, a partir do momento em que a Educação Infantil passa a ter caráter educacional, aparece a necessidade de se regulamentar, fazendo com que novas legislações tornem-se pertinentes.
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