Educação infantil no Brasil e sua trajetória no município de Santa Maria, RS

Authors

  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana
  • Bárbara de Almeida Bassotto Universidade Franciscana - UFN

Abstract

Neste artigo objetivou-se discorrer sobre a relevância que compõe a história da Educação Infantil no Brasil e sua trajetória no município de Santa Maria, RS. A metodologia foi embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que aborda a trajetória da Educação Infantil no Brasil e a constituição das políticas públicas para a infância, através de análise da literatura pertinente, das políticas públicas, da legislação desde o Brasil Colônia até a atualidade, com a intenção de compreender a evolução da modalidade através do tempo, nos diferentes momentos históricos e os desdobramentos no campo educacional. Assim, foram discutidas as políticas e as mudanças ocorridas na Educação Infantil até meados do século XIX e, após, foi evidenciado um paralelo no atendimento de crianças pequenas a partir da segunda metade do século XX até os dias atuais. Discutiu-se, também, as transformações na Educação Infantil a partir dos anos de 1980 e os debates sobre a função da creche na sociedade. Do ponto de vista histórico, pôde-se inferir que foi preciso quase um século para que a criança tivesse garantido seu direito à educação na legislação brasileira e, a partir do momento em que a Educação Infantil passa a ter caráter educacional, aparece a necessidade de se regulamentar, fazendo com que novas legislações tornem-se pertinentes.

Author Biographies

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Professora Adjunta III - Área das Ciências Humanas - Universidade Franciscana.

Bárbara de Almeida Bassotto, Universidade Franciscana - UFN

Professora na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino no município de Santa Maria - RS.

Published

2020-11-19

How to Cite

Becker, E. L. S., & Bassotto, B. de A. (2020). Educação infantil no Brasil e sua trajetória no município de Santa Maria, RS. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 115–130. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3099

Issue

Section

Artigos