Indução para a reflexão sobre a complexidade, a condição humana e o compromisso do professor
Abstract
Este texto tem o objetivo de fazer uma pequena descrição, reflexiva, sobre o compromisso do professor no atual contexto, do mundo contemporâneo, e trazer à evidência a importância da complexidade no pensamento humano. A metodologia está embasada na reflexão e na análise descritiva. Para tanto, iniciou-se com as evidências presentes na formação da Terra, da existência da complexidade na natureza e no surgimento da vida no planeta. E, a partir disso, pesquisou-se e evidenciou-se alguns personagens que auxiliam para pensar na incumbência humana para com os elementos da criação e reforçar o compromisso emergente com a biodiversidade, o respeito com as alteridades e com a vida em comum. E, por fim, buscou-se fazer uma analogia que permitiu a reflexão e induziu pensar a complexidade e, também, o compromisso do professor e a arte de ensinar para projetar não apenas um outro mundo possível, mas um outro mundo necessário, movidos pelo ato de criar, seja na ciência, na arte ou na sua existência.Downloads
How to Cite
Russini, A., Hartmann, E., & Becker, E. L. S. (2018). Indução para a reflexão sobre a complexidade, a condição humana e o compromisso do professor. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 413–427. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2330
Issue
Section
Artigos