O espaço-tempo como indicador de qualidade do planejamento pedagógico na educação infantil
Resumen
Neste artigo é apresentada a relevância do espaço-tempo para qualificar o planejamento pedagógico na educação infantil. Desse modo, definiu-se como objetivo geral investigar as possibilidades do espaço-tempo como indicador de qualidade do planejamento pedagógico, na educação infantil. Nesse sentido, a problemática foi a seguinte questão: Quais as possibilidades de um espaço-tempo como elemento qualificador do planejamento pedagógico na educação infantil? A fim de responder esse questionamento, o tipo de estudo selecionado foi o de caso, aliado à análise de documentos, e apoiou-se na abordagem qualitativa. A Análise Textual Discursiva (ATD) fundamentou a interpretação dos dados. Foram verificados planos de aula de 03 (três) professoras de uma escola de educação infantil, do município de Santa Maria/RS. Assim, concluiu-se que o espaço-tempo é um elemento qualificador do planejamento pedagógico, tendo em vista que envolveu as professoras em uma reflexão sobre o trabalho pedagógico, por meio do compartilhamento de saberes e fazeres, tornando cada vez mais significante o ato de planejar.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











